Trata-se de um dos últimos locais no país onde se faz a extracção de sal marinho e onde se começa a desenvolver a criação de peixes em aquicultura. É um local estranho mas simultaneamente belo, um rendilhado de pântanos de água salgada, de estradas e de armazéns em madeira. Local onde os pescadores vão comprar os iscos e os caçadores ainda vão, infelizmente, dar asas à sua capacidade destrutiva. Mas é, quanto a mim e fundamentalmente, um ecossistema importantíssimo, rico em biodiversidade e o local de encontro de aves locais e migratórias.
Vislumbre
Diário de um aspirante a Fotógrafo
Para quem possa pensar que eu apenas fotografo Aves!
Para que não haja enganos, eu não fotografo só Aves. Aliás, o hobby da fotografia a Aves é, no meu caso, muito recente. Quando vou para o campo, tiro fotografias a muitas coisas mas como o gosto pela Ornitologia é mais antigo, a passarada foi ganhando cada vez mais espaço. Chegou então a altura de partilhar convosco "as outras fotografias". Não serão nada de extraordinário, mas também têm direito a um lugar de destaque, onde possam ser vistas e comentadas.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
domingo, 17 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
A "Cova da Beira"
É realmente uma depressão, limitada pela cordilheira da Serra da Estrela e pela Serra da Gardunha. Nela se encontram uma série de povoações bastante conhecidas, de entre as quais se destacam o Fundão e a Covilhã. Região rica em história, em cultura e em produtos regionais, ficam aqui algumas imagens tiradas a partir da povoação de Alcongosta.
Paradanta
Algures, na base da Serra da Gardunha, entre S. Vicente da Beira e Souto da Casa, fica a povoação de Paradanta. Localizada numa zona densamente arborizada e na encosta de um vale relativamente estreito, passa quase despercebida mesmo a quem circula junto dela. É uma bela aldeola, quer pela sua simplicidade, quer pela disposição do casario.
Paradanta
8 de Dezembro de 2012
sábado, 9 de fevereiro de 2013
Frutinha... invernal!
São frutas de Inverno e são deliciosas. Seja um dióspiro madurinho, que nos deixa as mãos e cara lambuzados quando os comemos, seja uma laranja cujo cheiro da casca fica impregnado nas mãos durante horas, deixam-nos sempre satisfeitos. Pena é que, actualmente, apenas nos cheguem às mãos variedades completamente diferentes das que consumíamos quando miúdos e que nada têm a ver, em cor, sabor ou cheiro com aquelas a que estávamos acostumados.
Vila Nova de Poiares
2 de Dezembro de 2012
ESA de Castelo Branco
15 de Dezembro de 2012
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Paisagens campestres... dentro da cidade!
Não sei se é porque na minha "terra" não os havia em tão grande quantidade, se é por me lembrarem os tempos em que se vivia sem horários nem correrias. O que é certo é que a simples visão de um rebanho pastando sossegadamente num prado me transmite uma grande sensação de paz e tranquilidade. E então, puxo da máquina e guardo aqueles breves instantes para partilhar com os outros. Quem sabe, partilho assim também a mesma sensação.
ESA de Castelo Branco
23 de Novembro de 2012
Barragens...
São grandes massas de água. Contêm peixes que fazem a delícia dos pescadores e aves que, caso se deixem "apanhar", entusiasmam os fotógrafos. No entanto, poucas vezes paramos para ver o que as rodeia, a natureza envolvente. E algumas são bastante "engraçadas". E digo "engraçadas" porque é uma grande pena que não sejam naturais. Faltam-lhes os juncos, os caniços, as algas, os lodaçais e todos os animais que deles necessitam para sobreviver.
Barragem do Prisco/ S. Vicente da Beira
8 de Dezembro de 2012
Barragem Marechal Carmona/ Idanha-a-Nova
20 de Outubro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)