Vislumbre

Diário de um aspirante a Fotógrafo

Para quem possa pensar que eu apenas fotografo Aves!

Para que não haja enganos, eu não fotografo só Aves. Aliás, o hobby da fotografia a Aves é, no meu caso, muito recente. Quando vou para o campo, tiro fotografias a muitas coisas mas como o gosto pela Ornitologia é mais antigo, a passarada foi ganhando cada vez mais espaço. Chegou então a altura de partilhar convosco "as outras fotografias". Não serão nada de extraordinário, mas também têm direito a um lugar de destaque, onde possam ser vistas e comentadas.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ilha da Morraceira -parte I

Trata-se de um dos últimos locais no país onde se faz a extracção de sal marinho e onde se começa a desenvolver a criação de peixes em aquicultura. É um local estranho mas simultaneamente belo, um rendilhado de pântanos de água salgada, de estradas e de armazéns em madeira. Local onde os pescadores vão comprar os iscos e os caçadores ainda vão, infelizmente, dar asas à sua capacidade destrutiva. Mas é, quanto a mim e fundamentalmente, um ecossistema importantíssimo, rico em biodiversidade e o local de encontro de aves locais e migratórias.















24 de Dezembro de 2012

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dias de chuva!

Eu sei que ela faz falta. É um bem essencial e o ano passado foi muito escassa. Mas não dá jeito nenhum quando se pretendem tirar algumas fotografias a aves. O que vale é que também proporciona algumas imagens dignas de registo!















Serra da Estrela
19 de Dezembro de 2012

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Borboletinhas!...

Uma linda borboleta esvoaçante e as folhas lustrosas e brilhantes de uma Magnólia. Combinação perfeita para uma bonita fotografia.







Vila Nova de Poiares
2 de Dezembro de 2012

domingo, 17 de fevereiro de 2013

"Maix obelhinhax!..."

Ora, eu sei que já aqui publiquei muitas fotografias de ovelhas. Mas, desculpem os que não lhes acham muita piada, elas vão continuar a aparecer por aqui. É que aquele aspecto meigo deixa-me desarmado e vejo-me quase compelido a fotografá-las...























ESA de Castelo Branco
15 de Dezembro de 2012

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ainda nas encostas da Gardunha...

Povoação pequena mas com recantos cheios de história e uma paisagem deslumbrante, vale a pena visitar. E se for na altura certa, ainda se pode trazer o porta-malas cheio de caixas de cerejas!...



Serra da Gardunha
19 de Dezembro de 2012

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A "Cova da Beira"

É realmente uma depressão, limitada pela cordilheira da Serra da Estrela e pela Serra da Gardunha. Nela se encontram uma série de povoações bastante conhecidas, de entre as quais se destacam o Fundão e a Covilhã. Região rica em história, em cultura e em produtos regionais, ficam aqui algumas imagens tiradas a partir da povoação de Alcongosta.







Panorâmica da Serra da Estrela



Zona industrial do Fundão (primeiro plano) e Covilhã (ao fundo)



Aspecto geral da Cova da Beira



Cidade do Fundão



Charca junto ao Fundão
Fotos tiradas em 8 de Dezembro de 2012

Paradanta

Algures, na base da Serra da Gardunha, entre S. Vicente da Beira e Souto da Casa, fica a povoação de Paradanta. Localizada numa zona densamente arborizada e na encosta de um vale relativamente estreito, passa quase despercebida mesmo a quem circula junto dela. É uma bela aldeola, quer pela sua simplicidade, quer pela disposição do casario.





Paradanta
8 de Dezembro de 2012

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Frutinha... invernal!

São frutas de Inverno e são deliciosas. Seja um dióspiro madurinho, que nos deixa as mãos e cara lambuzados quando os comemos, seja uma laranja cujo cheiro da casca fica impregnado nas mãos durante horas, deixam-nos sempre satisfeitos. Pena é que, actualmente, apenas nos cheguem às mãos variedades completamente diferentes das que consumíamos quando miúdos e que nada têm a ver, em cor, sabor ou cheiro com aquelas a que estávamos acostumados.

Vila Nova de Poiares
2 de Dezembro de 2012




ESA de Castelo Branco
15 de Dezembro de 2012

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Paisagens campestres... dentro da cidade!

Não sei se é porque na minha "terra" não os havia em tão grande quantidade, se é por me lembrarem os tempos em que se vivia sem horários nem correrias. O que é certo é que a simples visão de um rebanho pastando sossegadamente num prado me transmite uma grande sensação de paz e tranquilidade. E então, puxo da máquina e guardo aqueles breves instantes para partilhar com os outros. Quem sabe, partilho assim também a mesma sensação.









ESA de Castelo Branco
23 de Novembro de 2012

Barragens...

São grandes massas de água. Contêm peixes que fazem a delícia dos pescadores e aves que, caso se deixem "apanhar", entusiasmam os fotógrafos. No entanto, poucas vezes paramos para ver o que as rodeia, a natureza envolvente. E algumas são bastante "engraçadas". E digo "engraçadas" porque é uma grande pena que não sejam naturais. Faltam-lhes os juncos, os caniços, as algas, os lodaçais e todos os animais que deles necessitam para sobreviver.





Barragem do Prisco/ S. Vicente da Beira
8 de Dezembro de 2012


Barragem Marechal Carmona/ Idanha-a-Nova
20 de Outubro de 2012