Vislumbre

Diário de um aspirante a Fotógrafo

Para quem possa pensar que eu apenas fotografo Aves!

Para que não haja enganos, eu não fotografo só Aves. Aliás, o hobby da fotografia a Aves é, no meu caso, muito recente. Quando vou para o campo, tiro fotografias a muitas coisas mas como o gosto pela Ornitologia é mais antigo, a passarada foi ganhando cada vez mais espaço. Chegou então a altura de partilhar convosco "as outras fotografias". Não serão nada de extraordinário, mas também têm direito a um lugar de destaque, onde possam ser vistas e comentadas.

domingo, 31 de março de 2013

Cactos, suculentas e afins...

Ora, aqui ficam mais umas amostras dos cactos, suculentas e Yucas com que me vou cruzando, em casa ou nos meus "safaris" fotográficos.



ESA de Castelo Branco
20 de Julho de 2012


Vila Nova de Poaires
17 de Agosto de 2012





ESA de Castelo Branco
22 de Setembro de 2012











Lagoa de Mira
26 de Dezembro de 2012

















Figueira da Foz
12 de Janeiro de 2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ilha da Morraceira - parte II

Aqui ficam mais algumas fotos da ilha da Morraceira. Por azar meu, sempre que lá vou apanho com nevoeiro, chuva ou vento forte. Este fim-de-semana nem sequer lá consegui ir, por causa do mau tempo. Melhores dias virão (espero!).
















24 de Dezembro de 2012







12 de Janeiro de 2013

quinta-feira, 21 de março de 2013

Musgo

É verde, é fofo e cresce em sítios onde abunda a água. Este ano, como tem chovido muito, está em todo o lado. E dá aos locais onde se encontra um encanto verdadeiramente natural.







Vale de Manteigas
27 de Outubro de 2012








ESA de Castelo Branco
15 de Dezembro de 2012






Vila Nova de Poiares
27 de Dezembro de 2012

sábado, 16 de março de 2013

Vislumbres...

São muitos os locais por onde passo quando procuro a passarada para fotografar.Com muita pena minha, muitas paisagens de grande beleza ficam por registar, ou porque o trânsito é muito ou porque a estrada não possui um retiro onde possa parar, edifícios e cercas que me tiram a visibilidade, muitas e variadas são as razões. No entanto, quando posso, não há aves à vista ou a pressa não é muita, paro e tiro uma ou duas fotografias. Aqui ficam alguns exemplos desses instantâneos.


Alpedrinha
8 de Dezembro de 2012










Areeiros de Febres
26 de Dezembro de 2012


Mira
26 de Dezembro de 2012






Vila Velha de Ródão
5 de Janeiro de 2013

domingo, 10 de março de 2013

Filigrana natural

O nome do género é Physalis. É um pequeno arbusto, de aspecto e consistência frágeis, que se enche de flores estranhas, cujo cálice se transforma, durante o amadurecimento do fruto, numa túnica protectora. Os frutos são pouco doces e ligeiramente ácidos mas comem-se muito bem, quer individualmente quer em saladas ou sobremesas. No entanto, a quantidade produzida é tal que sobram sempre muitos. E a primeira parte a sofrer decomposição é precisamente a túnica, ficando as suas nervuras a envolver o fruto e, mais tarde e após o apodrecimento deste, as sementes.Como são amareladas, fazem realmente lembrar peças de ouro em filigrana.






Vila Nova de Poiares
27 de Dezembro de 2012